Escolas Municipais realizam Semana do Bebê e do Brincar em Caraguá

Este ano, pela primeira vez, conjuntamente, as unidades escolares da rede municipal promovem entre os dias 18 e 23 de maio, a Semana do Bebê e do Brincar.

Na Semana do Bebê e do Brincar cada escola da cidade desenvolverá atividades diversas entre jogos populares, gincanas, rodas cantadas, oficinas e apresentações teatrais. Pais e responsáveis estão convidados a participar.

Na sexta (22), entre 9h e 12h, a equipe da secretaria de Educação promoverá na Avenida Rio de Janeiro, 860, em frente a sua sede, brincadeiras como cama de gato, três Marias, elástico, peão, bolinha de gude, peteca, amarelinha, bambolê, corda e pipa. A intenção é incluir e envolver servidores públicos e comunidade no evento.

Caraguá2

A Semana do Bebê e do Brincar será encerrada no sábado (23/5) com a passeata referente ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/5), que percorrerá as principais ruas do Centro da cidade.

A professora do Apoio Pedagógico da secretaria de Educação, Débora Fontes, disse que a valorização da Primeira Infância pela sociedade como uma etapa primordial de desenvolvimento dos aspectos cognitivo, emocional, físico e social, previne situações de risco no que diz respeito ao abuso e à exploração Sexual de crianças e adolescentes.

Esse evento é uma realização do Governo Municipal por meio das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Trânsito e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), que com ações articuladas interagem para mobilizar a comunidade escolar sobre a importância de valorizar a Primeira Infância.

Brincar – De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.

“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina Velho.

A consultora explicou que o foco entre 0 a 6 anos se deve ao fato que esta é a fase essencial para o desenvolvimento da criança, onde as primeiras experiências são incorporadas e ficam fisicamente e emocionalmente registradas.

Para ela o papel dos pais é essencial, pois eles devem incentivar e ensinar novas brincadeiras, como também brincar com a criança.

“Outro ponto importante é que os pais precisam compreender, por exemplo, que a escola da Educação Infantil é espaço em que a brincadeira precisa acontecer cotidianamente. O brincar está no eixo do currículo de Educação Infantil e a brincadeira precisa estar assegurada nas creches e pré-escolas. Assim se obtém maior qualidade nas ações para garantir o bom desenvolvimento das crianças”, destacou.

Fonte: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=683&cntnt01returnid=15

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